DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA MULHER NA CAPOEIRAGEM DE CAMPINA SERÁ LANÇADO NESTE SÁBADO

Bafafanoticias – A história da mulher na capoeiragem de Campina Grande acaba de ganhar um registro definitivo. É o documentário “Mulher na Roda”, com direção de Guerreira Passos, que será lançado neste sábado, 28, a partir das 09h00, no Festival de Sambada da Feira no Espaço Cultural da Feira Central de Campina. O documentário foi realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

Mulher na Roda – A História da Mulher na Capoeiragem de Campina Grande-PB é um documentário sobre a participação da mulher (cis e trans) na capoeira local, ressaltando a importância da presença feminina, apontando o machismo que, infelizmente, assim como em todas as outras áreas de conhecimento se faz presente, pontuando presenças fortes que atuam ou já atuaram na cidade, reconhecendo a nova geração e fortalecendo o
movimento para que cada vez mais cheguem mais mulheres.

Mulheres que ainda estão entre nós, mulheres que já partiram para o plano superior e outras que por alguma razão
se desligaram da capoeira, mas enquanto atuantes deixaram um legado.

“No meio capoeirístico, quando estamos falando sobre a nossa arte costumamos chamar esse momento, carinhosamente, de Papoeira e é o assunto que mais gostamos de falar quando estamos juntas/juntos. Em toda a história da capoeiragem esses saberes se fazem presentes, seja dentro da programação de eventos, de forma oral, outras vezes através de gravações e a grande maioria de uma forma bem simples, após a Roda de Capoeira”, informa o material de divulgação do vídeo.

De uma forma ou de outra sempre são momentos mágicos, relevantes e educativos, abordar assuntos relacionados ao universo que envolve a arte tem bastante importância para o mundo de hoje visto que temos a capoeira como um veículo de transformação social e formação de cidadãs e cidadãos. Portanto, respeitar o lugar de fala de quem realmente viveu ou conheceu e tem autoridade para falar sobre a participação dessas mulheres.

Se um dia precisamos atuar fisicamente com a capoeira no combate, hoje a luta continua e se apresenta através de ideais. Lá no início foi por direitos humanos e trabalhistas hoje contra o fascismo acumulador de sequelas e insistente em se manter em nossa coletividade.

Em relação a gênero essa sociedade ainda muito patriarcal exclui as mulheres e as trata de maneira desigual em relação aos homens, muitas vezes a mulher fica a margem da manifestação cultural, na invisibilidade. Esse projeto teve o proposito de ouvir essas vozes, dá vez, imagem, formas e cores as mulheres da capoeira, reconhecê-las, apresentar seus trabalhos com a arte capoeira e também ouvir outros gêneros, que atuaram junto a elas validam sua participação e confirmam o valor da mulher na capoeira.

FICHA TÉCNICA
ANA BEATRIZ MEDEIROS – MEDIADORA DAS ENTREVISTAS
COBRA VERDE – EDILSON SILVA DE LIMA – ASSISTENTE DE DIREÇÃO
DAVID GUEDES – CAPTAÇÃO DE SOM
GIOVANNA DANTAS – DIREÇÃO DE ARTES
GUERREIRA PASSOS – DIREÇÃO
JÉSSICA SANTOS – TRADUTORA DE LIBRAS
LORENNA SENA – CAPTAÇÃO DE IMAGEM
NATÁLIA CORREIA – REGISTROS FOTOGRÁFICOS
MAIRAM MARINHO – IDENTIDADE VISUAL
SUELLEN MARIA – ASSESSORIA DE IMPRENSA
YOHANA PASSOS – DIRETOR DE FOTOGRAFIA
ELENCO
MESTRE SABIÁ – MARCOS ANTÔNIO BATISTA
MESTRA FABRÍCIA – FABRÍCIA MOREIRA DE SOUSA
FORMANDO ALMIR – JOSÉ ALMIR PEREIRA DOS SANTOS
PROFESSORA GUERREIRA PASSOS
INSTRUTORA GURIA – POLLYANA MOURA DE ALMEIDA
INSTRUTORA MAYARA – MAYARA DOS SANTOS SILVA
INSTRUTORA NONA – ALINE DELFINO DA SILVA CEZAR
GRADUADA BELA – BEATRIZ DE MELO BARBOSA
GRADUADA BETA CEREJA – BETA BIAS
GRADUADA JOSY – JOSERLANDIA MACEDO DA SILVA
GRADUADA MIKA – MIKAELLE DASILVA SANTOS
GRADUADA PAQUITA – AGNI FARIOLA MIKA GAVRIILIDA
ALUNO GRADUADO AVANÇADO GABI – GABRIELA BARBOSA DOS SANTOS
ANA LIZ ALCÂNTARA GOMES
GABY – GABRIELLY SILVA DA LIMA
GRAZI – DEYSE GRAZIELLY SANTANA DA SILVA
KATTARINNY ALMEIDA DA SILVA
LARISSA MARTINS DE ALCÂNTARA
LÍGIA MARIA DE FARIAS SÉRVOLO
MARIA ALINE DE OLIVEIRA GOUVEIA
MARIA HELOISA DE SOUZA MORAIS
RENATA RIBEIRO DE SENA

Com texto e foto de assessoria