DESAPROPRIAÇÃO DO TEATRO EDNALDO É PUBLICADA; PREFEITURA DEVE MANTER COMO CENTRO DE ARTES

Fachada do Teatro Ednaldo do Egypto, que fica no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Foto: Reprodução/Internet

Augusto Magalhães

Bafafanoticias – O prédio do Teatro Ednaldo do Egypto está desapropriado e passa a ser, oficialmente, da Prefeitura de João Pessoa. O Decreto de n° 10.681, de 27 de junho de 2024, foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, dia 05 de julho de 2024.

A desapropriação do prédio significa muito mais do que uma assinatura do prefeito Cícero Lucena publicada no Diário Oficial. Significa o resultado de uma luta incansável da classe artística pessoense, principalmente da atriz e diretora Letícia Rodrigues, gestora do Teatro Ednaldo do Egypto.

Há pelo menos dois anos, a gestora vem lutando e conclamando a classe artística a se posicionar sobre a possível venda do teatro. Uma placa de venda chegou a ser colocada na fachada do Ednaldo, momento em que a luta de Letícia Rodrigues pela manutenção do teatro ganhou mais força e a adesão de atores, diretores e técnicos que utilizam o espaço.

Foram várias reuniões da gestora do teatro, Letícia Rodrigues, com a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, professora América de Castro, em busca de uma solução. No ano passado, uma sessão especial na Câmara Municipal foi convocada pelo vereador Marcos Henriques (PT) para discutir a situação do teatro, assim como o Fórum de Teatro de João Pessoa realizou reuniões tanto com a gestora, quanto com o proprietário do imóvel, Fabiano do Egypto, fazendo chegar o resultado dessa reunião à secretária América de Castro.

O fato é que o Teatro Ednaldo do Egypto agora é, oficialmente, da Prefeitura de João Pessoa. Segundo o Art. 2° do Decreto 10.681, de 27.06.2024, o imóvel deverá “ser destinado a dar continuidade ao funcionamento do Centro de Artes Municipal”.

Isso é uma vitória dos artistas pessoenses, sem divisão de classe, de sexo, de cor, de condição econômica, social ou politica!

O OUTRO LADO

Como de praxe, o Bafafá Notícias não deixa de ouvir o outro lado. E, em relação a isso, entramos em contato com o proprietário do teatro, Fabiano do Egypto, que é filho do ator Ednaldo do Egypto. Ele disse que houve muitas conversas em torno da desapropriação do teatro, mas não sabia que o Decreto tinha sido publicado ontem.

Fabiano do Egypto disse que espera que na próxima segunda-feira, quando deverá procurar a Secretária de Educação e Cultura, América de Castro, para que se chegue a uma conclusão de todo esse processo.

“Agora que o Decreto foi publicado, vamos solicitar que a Prefeitura agilize a tramitação do processo para a compra definitiva do imóvel. Graças a Deus, tudo está sendo resolvido e, principalmente, com a Prefeitura mantendo o teatro que foi um sonho realizado pelo meu pai”, destacou Fabiano do Egypto.

A preocupação de Fabiano em agilizar a tramitação do processo faz sentido, uma vez que teremos eleições este ano e seria importantíssimo que a Prefeitura de João Pessoa realizasse a compra definitiva do Teatro antes do período eleitoral para que essa conclusão não fique para o próximo ano.

Assim, ganha o público, os artistas pessoenses e a própria Prefeitura, que terá o seu próprio equipamento para manter em funcionamento o Centro de Artes Municipal Teatro Ednaldo do Egypto.

VEJA O DECRETO