Você está satisfeito com seu trabalho?

“Como faremos para pagar as despesas do dia a dia
se a nossa aposentadoria não for suficiente?”
Décio Bazin

Joca Peixoto

Provavelmente você não deve está satisfeito com seu trabalho, não é mesmo? Então porque está trabalhando nessa empresa? Parece óbvio que por necessidade ou acomodação.

Antes que achem que estou sendo arrogante, devo lhes dizer que praticamente trabalhei toda minha vida toda profissional acomodado e por falta de coragem de empreender e olha que trabalhei por 32 anos no BB.

É sobre isso que escrevo hoje. Primeiro precisamos sobreviver, e para isso precisamos trabalhar mesmo que num emprego a contragosto. Mas, porque demoramos tanto a decidir mudar de emprego? Talvez a resposta esteja mesmo na acomodação e no medo de empreender, de trabalhar no que gostamos, de não acreditar no potencial profissional que todos temos.

Na verdade tem muito haver com a educação financeira que nossos pais nos ensinaram. Sim! Naquela época já existia a educação financeira, não como a ciência que é hoje, mas sim, como uma maneira que nossos pais nos ensinavam a lidar com o dinheiro, com a nossa aposentadoria.

O que diziam nossos pais quando éramos adolescentes? 

a) – Você precisa estudar se formar e ser alguém na vida.

b) – Tem que passar num concurso público, ter estabilidade.  

c) – Comprar sua casa própria para não morar de aluguel.

d) – Abra uma poupança assim que começar a trabalhar.

Todas essas afirmações estavam certas naquela época, mas assim como tudo na vida, a sociedade, a economia e as novas tecnologias nos fazem ir evoluindo não mais permitindo manter por gerações certos dogmas que nossos pais nos ensinaram com tanto prazer e preocupação com nosso futuro, senão vejamos:

    a) Estudar hoje, não significa necessariamente fazer uma faculdade, veja o caso de quantas pessoas hoje ganham muita grana utilizando as mídias sociais e principalmente utilizando as novas tecnologias. Hoje você pode ser um profissional autônomo trabalhando de casa sem patrão nem carga horária mínima a cumprir, e sim metas pela qual será bonificado;

b) Cada vez mais escutamos os políticos falarem em acabar com a estabilidade do servidor público, seja na esfera municipal, estadual ou federal, portanto não dá mais pra pensar num concurso público como aquele emprego que te dará a tão sonhada aposentadoria;

c) Não necessariamente é um bom negócio comprar uma casa própria, tomar um empréstimo de longuíssimo prazo de 240 meses e ao final chegar à conclusão que o valor pago por esse financiamento ao longo de 20 anos daria pra comprar dois ou três imóveis iguais. Como isso é um bom negócio?

d) a poupança há muito tempo deixou de ser investimento. Agora se você quiser guardar dinheiro lá tudo bem, mas não pode chamar de investimento. Já fazem pelo menos uns dois três anos que a poupança sequer repõe a inflação, então não podemos chamar isso de investimento.

Como se diz na zoação: O brasileiro precisa ser estudado pela NASA!

O medo do novo, do desafio profissional trava a maioria dos brasileiros na busca por um mercado de trabalho melhor. Ora, como você quer mudar sua vida se insiste em continuar a fazer o que não está dando certo?

A busca por uma melhor qualificação profissional e conseqüentemente uma melhor remuneração tem que ser constante.

Outra coisa, como escrevi semana passada, se você não tem um real por mês para começar a investir (não acredito que ninguém que estiver lendo esse texto não o tenha) se inscreva para ser estudado pela NASA urgente.

Se você não fizer diferente, continuará obtendo os mesmos resultados.  

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail. com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos