Viver bem financeiramente

“Não é o que você ganha que o torna rico, mas, sim o que você economiza.“

Lair Ribeiro

Joca Peixoto

Não me canso de repetir aqui que para alcançar sua independência financeira é preciso paciência, tempo e disciplina. Não conheço outra fórmula.

Então, pare de reclamar da vida e comece hoje mesmo a construção da sua riqueza, da sua independência financeira.

“Ah, mas eu ganho pouco. Não dá pra economizar nada!” Será mesmo? Provavelmente você deve levar um padrão de vida superior a sua renda. Digo isso no sentido que querer possuir bens ou fazer uma despesa acima de seu padrão financeiro muitas vezes só porque seu amigo (a) também fez. Sabe aquele smartphone caro ou aquela roupa de grife, pois é, embora você mereça tudo isso seria bom adiar esse impulso para você não se endividar e comprometer sua saúde financeira.

É possível viver bem financeiramente, dentro da sua realidade e obedecendo a um orçamento. Sim! O segredo é fazer um orçamento doméstico e segui-lo rigorosamente.

Hoje há varias formas de fazer um orçamento doméstico sejam através de planilhas Excell (eu uso esse modelo) ou através de app no seu celular.

Seja qual método escolhido o importante é colocar em prática seu orçamento. No início, admito que não seja fácil, a vontade de desistir será enorme, mas, seja perseverante e irá conseguir.

O maior investimento que você poderá fazer em sua vida e investir em você mesmo sejam através do dizimo pessoal (separe pra você mesmo antes de todos os pagamentos, no mínimo 10% de sua renda líquida para investir) e do conhecimento, estudar sobre educação financeira deve ser uma rotina, uma rotina prazerosa.

Saber viver bem financeiramente é entender que é preciso ter e seguir um orçamento doméstico. Conhecer seus limites será a chave do seu sucesso financeiro.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal. 

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociaisou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos.