Seja um investidor na Bolsa de Valores

Disciplina e paciência são dois fatores fundamentais ao investir.
Luiz Barsi

Joca Peixoto

Hoje falaremos sobre um tabu que é investir na bolsa de valores.

          Reza a lenda que só quem pode investir na Bolsa (B3)* é quem tem muito dinheiro. Pura enganação. Uma mentira que continuam contando até hoje e as pessoas continuam acreditando. Mais uma lenda urbana, ou melhor, financeira.

          Atenção: Você nunca escutará do seu gerente que é bom investir na Bolsa.

          O maior investidor pessoa física na B3 chama-se Luiz Barsi com um patrimônio de mais de dois bilhões em ações, com rendimentos em dividendos* na casa de um milhão de reais por dia. Sabe como ele alcançou essas cifras?

          Ao longo de 50 anos investindo sistematicamente e seguindo um critério criado por ele mesmo e hoje difundido aos quatros cantos.

          A política de investimentos dele resume-se a comprar ações boas pagadoras de dividendos e de setores perenes* e reinvestindo seus ganhos.

          Após o exemplo acima voltemos ao nosso título. Seja um investidor* na Bolsa. Você tem dez reais sobrando?

          Vejamos o caso da COPEL – Cia. Paranaense de Energia com ticket negociado na B3 sob o código CPLE3*. Mesmo restando todo o mês de dezembro, suas ações já valorizaram 27,25% em 2023 e pagando 3,46% a.a. em dividendos e subindo! Você consegue comprar uma única ação por R$ 8,78 segundo fechamentodo pregão da B3 da última sexta-feira.

          Outro exemplo? A SANEPAR – Cia. De Saneamento do Paraná, negociada na B3 pelo código SAPR3. Fechou sexta-feira cotada a R$ 5,18 com valorização de suas ações até o momento em 2023 em 67,10% e pagando dividendos na casa dos 6,55% a.a.

          Ambas fazem parte de setores perenes e são excelentes pagadoras de dividendos além da valorização das suas ações.

          Então, tem dez reais sobrando? Está esperando o quê?

          Abrir uma conta numa corretora é tão ou mais simples que abrir uma conta em um banco. Inclusive você consegue fazer tudo com poucos cliques do seu celular. Há várias corretoras que sequer cobram taxas na negociação a exemplo da Corretora* Clear que faz parte do Grupo XP.

          Há também vários sites financeiros* que poderão te auxiliar na tomada de decisões totalmente gratuitos e confiáveis a exemplo do statusinvest.com.br, além de uma infinidade de  sites com cursos e blogueiros tratando do assunto.

          Agora, todo cuidado é pouco!

          Assim como em qualquer setor da nossa sociedade, há pilantras também aqui. Antes de começar busque ajuda e converse com pessoas da sua confiança que já operam no mercado financeiro.

          Se ela já investe através de uma financeira, segue um determinado site ou influencer financeiro* e até agora não tem muito ou nada a reclamar, será um bom inicio para você também.

          Lembre-se que mesmo com todas as informações passadas aqui, é recomendável que você também comece por conta própria a conhecer mais sobre o assunto, leia livros a respeito, converse com pessoas da área, tenha acesso a mais de uma literatura, blogs, plataformas e corretoras para que você possa fazer comparações, aprender mais sobre o assunto e maximizar sua tomada de decisões.

          Até o Luiz Barsi que recebe mais de um milhão de dividendos por dia afirmou que nunca parou de estudar sobre o tema.

          Dito isso, vá em frente, esqueça tudo que ouviu a respeito sobre investir em ações. Ao comprar ações você se tornará sócio de grandes bancos, empresas lucrativas, companhias elétricas, de telefonia, distribuidoras de energia, etc. Não fique de fora dessa festa!

          Não dê ouvidos a lenda urbana de não investir na B3 e torne-se um investidor. É um investimento como outro qualquer, empenhando-se e estudando sobre o assunto fará você ter sucesso e retorno favorável no longo prazo.       

         Comece hoje mesmo a mudar sua vida. Onde você investirá os dez por cento que economizara todo mês?Glossário:

Dividendos – Dividendos são uma fatia dos lucros de uma empresa que podem ser repartidos aos acionistas como forma de remuneração.

B3 – é a Brasil, Bolsa, Balcão. É uma centralizadora de todas as corretoras de valores existentes no Brasil, autorregulada e supervisionada pela CVM – Comissão de Valores Imobiliários cujo índice de referência é o Ibovespa.

Setores Perenes – São aqueles que são considerados estáveis e duradouros ao longo do tempo, com uma demanda constante e uma tendência a sobreviver a flutuações econômicas.

Investidor – Pessoa física ou jurídica que negocia compra e venda de ações na Bolsa de Valores.

CPLE3 – É O ticket utilizado pelas empresas para negociação na B3, podendo ser desmembrado em final 3.4 ou 11 para diferenciar das ações ordinárias, preferenciais ou agrupamento delas, também conhecido por Unit compostas por uma determinada quantidade de ações ordinárias e preferenciais num único ticket.

Corretoras – São empresas onde se realiza as transações de compra e vendas de ações. São registradas na B3 e supervisionadas pela CVM.

Sites Financeiros – São empresas especializadas no assunto e que funcionam na internet.

Influencer Financeiro – Pessoas especializadas no assunto e que discorre sobre o tema na internet.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal. 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociaisou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos