Reservas para um convite

Reserve uma parte do seu orçamento
para o lazer e siga-o à risca.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

O celular tocou na noite da última quinta-feira e do outro lado da linha um amigo perguntava-me se não gostaríamos de ir passar o final de semana em Bananeiras em sua casa no Condomínio.

Apesar do convite maravilhoso era necessário fazer contas. Verifiquei o orçamento destinado para o lazer em julho e havia folga para desfrutar do convite, logicamente beneficiado pela ausência da despesa com a hospedagem.

Veja caro leitor que o convite acima não teria sido aceito de minha parte se não existisse folga orçamentária para gastos com o lazer.

Há varias fórmulas de você fazer essa conta. Existe a fórmula 50-30-20 e suas variantes 50-30-10-10 e por aí vai. Mas o que significa isso? Parece até uma escalação tática de um time de futebol!

Vamos para o exemplo 50-30-10-10 e divida nas seguintes categorias:

Use 50% do seu orçamento para despesas essências para a manutenção da sua família tais como (aluguel, alimentação, energia elétrica, água, etc.), outros 30% para pagamento de empréstimos e financiamentos, outros 10% para investimentos diversos e os 10% restante utilize-os para o seu lazer como quiser, viagens, cinemas, o chopp com os amigos, etc.

Siga essa fórmula ou suas variantes e provavelmente não será pego sem orçamento quando receber um convite desses sem comprometer as demais despesas mensais.

Lembrando claro, que o orçamento é mensal, portanto você pode inclusive utilizá-lo nas primeiras semanas do mês e assim ficar sem orçamento para o ultimo final de semana do mês. No meu caso contei com um pouco de sorte também.

Por fim, lembro que tais despesas terão que serem feitas no débito, se você colocar no cartão de crédito para pagamento no mês seguinte estará comprometendo seu orçamento o lazer para o mês seguinte.

Organize seu orçamento e aproveite. Como tudo na vida o início é chato e difícil, mas, depois acostuma-se a fazer.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos