Resenha do livro Os Cinco Rituais da Riqueza

“Se não pode torna-se doador com um pequeno salário,
é improvável que dê alguma coisa
quando sua renda torna-se muito maior.“
Tod Barnhart

Joca Peixoto

Na resenha desse mês falaremos sobre o livro de Tod Barnhart – Os cinco rituais da riqueza. Nele aprendemos a criar cinco rituais de riqueza.

São eles:

1) Pague-se a si mesmo em primeiro lugar

Quem me acompanha aqui há mais tempo lembra que já falei sobre esse assunto, mas vou relembrar: Não importa quanto você ganha, ao receber seu salário líquido na conta pague-se primeiro, ou seja, guarde um pouco para você investir.  É como se fosse um compromisso, uma prestação a pagar a você mesmo. No longo prazo fará uma enorme diferença.

2) Procure concretizar seus sonhos

Você só conseguirá pagar-se primeiro todo mês se tiver um sonho, um objetivo a atingir, por exemplo, guardar dinheiro para complementar sua aposentadoria, fazer uma grande viagem com toda a família, comprar seu imóvel próprio, o carro dos sonhos, etc.

3) Mantenha um plano

Não importa o que aconteça, tenha um plano e siga-o, não deixe de sonhar nem de se pagar primeiro, se na primeira dificuldade você desistir, recomece imediatamente no mês seguinte e assim por diante. O sonho é seu, não é de mais ninguém.

4) Aplique os recursos que tem

Ao reservar uma parte do seu salário estude qual a melhor oportunidade de investimento, seja você um investidor conservador, moderado ou arrojado. O importante é criar o ritual de investir e adquirir esse hábito que lhe trará excelentes resultados no longo prazo.

5) Atue de modo a produzir um impacto

Da mesma forma que separamos dez por cento do nosso salário líquido para investir que tal separar também dez por cento dos nossos rendimentos para fazer doação? Segundo o autor “Pouco importando a riqueza que venhamos a ter, acho que nunca seremos verdadeiramente felizes até aprender a usar nosso poder econômico de maneira positiva, não só em benefício de nós mesmos, mas dos demais também.” 

Espero que tenham gostado e recomendo muito a leitura do livro, um verdadeiro manual de riqueza. Até a próxima resenha em abril. 

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos