Resenha do livro: + Esperto que o diabo

“Pesamentos conduzem a sentimentos.
Sentimentos conduzem a ações.
Ações conduzem a resultados.
T. Harv Eker

Joca Peixoto

Na resenha desse mês falaremos sobre o livro de Napoleon Hill – + Esperto que o diabo – O mistério revelado da liberdade e do sucesso.

Antes de falarmos sobre esse livro, peço desculpas pelo atraso do texto por motivos alheios a minha vontade.

Pois bem, nesta obra o autor conduz supostamente uma entrevista com o diabo a fim de descobrir porque a maioria das pessoas fracassa em sua vida pessoal, profissional e financeira.

O objetivo do autor é passar para nós que a forma como o diabo se apodera de nós é através de nossa mente, quanto mais absolvemos o medo, a preguiça, e o vício mais ele nos domina.

São poucos os que conseguem vencer o diabo. Estudos revelam que apenas 2% da população mundial conseguem obter sucesso pessoal, profissional e financeiro.

Mas, assim como nesse texto e na recomendação que faço da sua leitura apenas 2% irão terminar a leitura desse texto, ler o livro e seguir seus ensinamentos e continuarão reclamando da vida, da falta de oportunidade e outras coisas que estão ao seu alcance, mas não conseguem sair da “zona de conforto” porque a preguiça, o pessimismo e o medo o impedem de seguir em frente.

Se você reparar, a imensa maioria de pessoas que obtiveram grandes sucessos seja na área pessoal, profissional e financeira, vieram de camadas mais pobres da sociedade e tiveram como aliados ao sucesso a coragem, o otimismo, a perseverança e obstinação de vencer.

Podemos pegar como exemplo Silvio Santos – dono do SBT (começou como camelô), Luisa Trajano – dona do Magazine Luiza (começou como balconista aos 12 anos), Abílio Diniz – Grupo Pão de Açúcar (começou aos 12 anos ajudando o pai na doceria do bairro), dentre outros. Aqui o diabo não encontrou morada em suas mentes.

Não deixar o diabo dominar sua mente como bem demonstra Napoleon Hill pode até não te deixar no grupo dos 2% que obterão sucesso, mas com certeza te deixará bem distante do grupo de 98% das pessoas que o diabo consegue dominar suas mentes levando a nunca progredir na vida nem a encontrar a felicidade. 

  A longa entrevista supostamente realizada com diabo é tão esclarecedora que nos leva a crer que realmente aconteceu.

É possível tirar grandes ensinamentos como “o alienado é aquele que é muito preguiçoso pra usar o próprio cérebro.” “A mente é nada mais nada menos que o conjunto de nossos hábitos.”

  Recomendo muito a leitura do livro. A grande maioria das pessoas (98%) acham que para alcançar o sucesso é preciso ter muito dinheiro, já aquelas pessoas (2%) que dominam sua mente, que são otimista, não tem medos de desafios, são perseverantes e buscam realizar seus sonhos têm mais chances de vencer e ter sucesso em suas vidas, inclusive, a maioria delas deixam um legado e invariavelmente criam Institutos ou ONG para ajudar os mais necessitados incentivando as crianças a começarem a pensar como 2% da população.

Espero que tenham gostado. Até a próxima resenha em agosto. 

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos