Resenha do livro: Do mil ao milhão, sem cortar o cafezinho

“Pagar juros é o que
distingue os ricos dos pobres.”
Tiago Nigro

Joca Peixoto

Na resenha desse mês falaremos sobre o livro de Tiago Nigro – Do mil ao milhão – sem cortar o cafezinho.

Antes de falarmos sobre esse livro, informo que esse foi um dos primeiros livros que li, ainda em julho de 2019 quando comecei minha jornada sobre educação financeira.

Então vamos lá, o autor Tiago Nigro conhecido pelo seu canal Primo Rico, sucesso no Youtube e também em outras redes sociais é quase que uma obrigação para quem está querendo aprender sobre educação financeira e ter sucesso não lerem essa obra ou acompanhá-lo nas redes sociais.

Na obra o autor mostra que é possível sim sair de mil até alcançar um milhão, mas NÂO do dia para a noite e sim com muita dedicação e disciplina.

Não poderia ser diferente – pois é essa a proposta do livro – o autor nos ensina como tudo começou dos perrengues e das dificuldades que passou até alcançar o sucesso e torna-se um milionário.

Ser um milionário é ultrapassar a barreira de um milhão de reais em investimentos e não apenas ter patrimônio que somados alcance esse valor. Digo isso porque a liquidez dos investimentos é muito superior a do patrimônio imobilizado.

Para se ter uma idéia do quão difícil é alcançar essa proeza, segundo estudos do Banco Mundial “apenas 3,6% dos brasileiros acima dos quinze anos economizam pensando na velhice.”

Na verdade toda literatura a respeito há sempre uma constatação: apesar de teoricamente a oportunidade serem para todos apenas 2% da população obtêm sua independência financeira e 98% desistem no caminho ou sequer inicializam a trajetória.

Pensar e agir com foco no longo prazo é o maior desafio da educação financeira

Convencer um jovem a cortar uma balada semanal (ainda sobrarão três) e investir mensalmente esse valor durante trinta anos de sua vida poderá levá-lo a alcançar sua independência financeira e ter uma aposentadoria tranqüila é a parte mais difícil. Enfrento isso aqui em casa também.

Na obra o autor destaca que sempre há a busca pelo dinheiro mais fácil e com menos tempo, no entanto a maioria das oportunidades que aparecem oferecendo tais facilidades na realidade é uma bolha ou golpe financeiro.

Vale a pena à leitura desse livro, para que você se espelhe no seu sucesso e traga um incentivo a mais para você focar e direcionar a trilha da sua caminhada rumo à independência financeira.

Como resumiu o autor: “…volte seus olhos para todas as ações e atitudes, habilidades técnicas e postura. Quais livros estão na sua estante, o que sai da sua boca em rodas de conversa. Reveja suas redes sociais, os e-mails que envia, quais oportunidades apareceram em seu entorno e que não foram direcionadas para você, mas para alguma outra pessoa.” Mude sua vida. Nunca falei que será fácil, mas é possível sim.

Espero que tenham gostado. Até a próxima resenha em setembro. 

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos