Resenha do livro Criando Riquezas

“Nenhuma fase do seu ciclo de vida
pode servir de desculpas
para não investir.”
Olivia Alonso

Joca Peixoto

Conforme combinado, trago hoje a primeira resenha mensal do livro Criando Riqueza de Olivia Alonso publicada em 2016, comprada por mim em maio/2017 e incrivelmente lida apenas agora em dez/21.

Então, devido a essa demora literária em lê-lo, começo por ele minha série de resenha mensal. A própria autora define o livro como “um guia prático de investimentos e finanças pessoais para leigos.”

Concordo com a definição da autora, pois o livro se dedica a popularizar termos financeiros tornando a educação financeira mais acessível ao grande público, facilitando e incentivando a começarem a investir o quanto antes.

O livro nos ensina várias lições dentre elas destaco a que se refere à importância de investir o quanto antes pensando no longo prazo: “A paciência e persistência do investidor de longo prazo são muito bem recompensadas, de forma mais que proporcional” através da mágica dos juros compostos.

Basicamente o livro nos ensina – além de decifrar os termos financeiros do mercado para leigos – sete passos para se criar uma rotina financeira.

Primeiro Passo: Mapear sua situação financeira – Monte uma planilha financeira, insira nela todas suas receitas e despesas e gaste menos que você ganhe. Investindo assim o excedente todos os meses.

Segundo Passo: Persistência – Ter disciplina financeira é como ter força de vontade para fazer exercício. No início é difícil, depois se cria o hábito saudável de poupar e investir.

Terceiro Passo: Proteção – Aqui, aprendemos a fugir dos ladrões de riqueza no dia a dia tais como juros, tarifas bancárias, anuidade de cartões, etc.

Quarto Passo: Negociação – Aprenda a comprar na baixa e não por impulso, negocie preços e descontos assim como taxas de juros caso vá financiar um bem.

Quinto Passo: Poupar – Poupe todos os meses e invista. Faça a diferença e ensine suas crianças a pouparem também.

Sexto Passo: Tenha o pé no chão – Não gaste nem conte com o dinheiro que você não tem! Mais do quanto você ganha, o mais importante é o quanto você gasta e o quanto sobra no final do mês.

Sétimo Passo: Tenha metas – Primeiro identifique seu objetivo financeiro, depois trace metas e faça um planejamento para atingi-las. Comece com pouco e vá se premiando sempre que alcançar uma meta.

Conclusão: Para você que deseja começar a investir e tem medo de todos os termos econômicos e financeiros que ler ou ver na TV, esse livro é um bom começo para começar a aprender o economês, tornando-se leitura recomendada para os investidores iniciantes e até mesmo para os que já possuem conhecimento mais deseja levar a educação financeira ao maior número de pessoas possíveis.

Espero que tenham gostado e até a próxima resenha de fevereiro. 

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos