Renda Fixa ou Renda Variável

“Ninguém vence na vida se não economizar
e não investir com prudência suas economias.”
Décio Bazin

Joca Peixoto

O ano de 2022 iniciou-se com muitas incertezas para nossa economia, principalmente tratando-se de um ano eleitoral e recentemente veio a Invasão da Ucrânia pela Rússia o que mexeu com o mercado global de commodities, principalmente nos preços do petróleo, gás, grãos e fertilizantes, caso a guerra perdure por mais tempo irá gerar mais inflação para o mundo todo.

O COPOM decidiu na quarta-feira (16/03) aumentar a taxa SELIC para 11,75% a.a. e poderá chegar a 12,75% a.a. até o final do ano segundo previsão dos analistas do mercado.

A SELIC corrige os investimentos em renda fixa, e em alta, hoje é uma boa opção para proteger suas economias da inflação e deverá perdurar pelos próximos doze meses.

No entanto, como a Bolsa deve oscilar muito esse ano principalmente para baixo, também é uma ótima oportunidade de entrada (pra quem vai começar a investir para o longo prazo) ou aproveitar para baixar o preço médio das suas ações (no caso quem já está no mercado acionário).

O mais importante de tudo é que você sempre tenha em mente o que quer para seus investimentos e o que esperar para seu futuro financeiro. HOJE, no curto prazo o mais recomendado é investir em renda fixa sempre a uma taxa de no mínimo 100% do CDI. Já para o médio e longo prazo continuo acreditando que investir e torna-se sócio de empresas sólidas e que pertençam a setores perenes da economia como grandes bancos, empresas de saneamento, de geração e transmissão de energia elétrica sejam ainda uma boa opção para o futuro, principalmente porque além da segurança e liderança em seus segmentos são excelentes pagadoras de dividendos podendo gerar além da valorização do seu capital investido uma renda passiva mensal.

Assim faça suas escolhas de onde investir hoje seu dinheiro pensando no curto, médio e longo prazo.

Esteja preparado para defender suas reservas financeiras seja qual for o cenário econômico do país nos próximos anos.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos