Quando tudo parece perdido

“Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz.”
Legião Urbana

Joca Peixoto

Já aconteceu de você, caro leitor, ter aquela noite sem dormir por causa de problemas financeiros?

Acordar desnorteado, sem saber o que fazer para honrar os compromissos do dia e os que virão no curto prazo?

Se você respondeu sim, você não estar sozinho. Esse pesadelo acontece com muito mais gente do que você imagina, inclusive já aconteceu mais de uma vez com este que escreve aqui.

E o que fazer? Bem, a primeira coisa a fazer é a moda antiga (assim faço) com papel e caneta na mão, pois assim, escrevendo você absorve mais e se concentra mais na busca por uma solução. Depois passe tudo para uma planilha e vá controlando tudo daqui por diante.

Escreva todos seus compromissos (dívidas) e as possíveis receitas para o mesmo período. Então aparecerá o seu déficit.

Então o que fazer? 

Priorize o pagamento das despesas essenciais para sua vida, tais como energia elétrica, gás, água, supermercado, etc. As demais é ir abatendo na medida do possível e negociando as demais para estancar sua alavancagem financeira através dos juros.

Lembre-se que as despesas listadas acima podem e deve ser reduzido nos próximos meses, esse desafio tem que ser encarado por você e comemore quando atingir a meta. Dê um presente a si mesmo ao atingir seu objetivo.

Busque alternativas mais baratas para seu lazer, mas não deixe de lado seus momentos de lazer com a família e amigos. A ida à praia será mais barato que ir ao shopping, por exemplo.

Aprenda a viver com menos do que você ganha. Construa seu orçamento dividindo suas despesas considerando apenas 90% da sua renda e com os 10% restante construa sua reserva de emergência.

E não se esqueça de aprender a lição e nunca mais repeti-la para o bem da sua saúde mental e financeira.

Última dica: Carnaval tá chegando, então estime um gasto para os quatro dias de folia e cumpra-os rigorosamente. Sua cabeça e seu bolso agradecerão.

Boa folia a todos!

Socializar a educação é dividir o conhecimento para todos.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e quer aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos