Qual o problema (sonhar) em ser rico?

“A distância

entre o sonho e realidade

chama-se disciplina.”

Autor desconhecido

Joca Peixoto*

Então, qual o problema de querer ser rico? Pois é, desde criança aprendemos que rico só quer mal aos outros, que não ajudam ninguém e principalmente que uma pessoa rica é uma pessoa desonesta, que só alcançou a riqueza por vias, digamos, não convencionais… Igualzinho àquela história que comunista comia criancinhas.

Será mesmo verdade essa teoria? Bem… Eu também pensava assim, mas, desde o dia que resolvi tentar torna-se rico, comecei a pensar diferente afinal, quando me tornar rico será por meu sacrifício, mérito, perseverança e disciplina por mim praticada ao longo de anos e anos.

Ao decidir reservar todo mês dez por cento da minha renda como se fosse uma prestação ou uma dívida a ser paga a mim mesmo, estarei sacrificando um desejo atual, momentâneo de consumo pensando no longo prazo.

Quando decidi abrir mão de um dinheiro que iria todo para o consumo e comecei a estudar onde aplicar essa riqueza que já estava na minha conta apenas direcionando sua finalidade, ao ficar rico o mérito será meu todo meu.

Quando começo a limitar minhas baladas com amigos e familiares obedecendo a um orçamento planejado para que não comprometa meus dez por cento reservados para investir pensando no meu futuro e da minha família estarei sendo perseverante.

Ao obedecer ao meu orçamento mensal, onde tenho metas claras de quanto poderei gastar por mês com despesas fixas, variáveis e a parcela destinada do orçamento para investir estarei disciplinado e preparado para ficar rico.

Afinal o que é ser rico? Quanto uma pessoa precisa para ficar rico? Vale a pena se sacrificar para ser rico? Ser rico irá me trazer muitos problemas? Ser rico irá me trazer infelicidade?

Fácil responder essas perguntas. Ser rico não tem nada a ver com aquelas celebridades que vemos na TV em seus carrões, iates ou jatinhos. Ser rico é quando os seus investimentos mensais começarem a pagar as suas contas…

Exemplo: Imagine que suas despesas fixas e variáveis sejam de R$ 8 mil por mês. Se a soma dos seus rendimentos (aluguéis, dividendos, juros e lucros dos seus investimentos) renderem mais de R$ 8 mil por mês, ou seja, quando seus rendimentos começarem a pagarem suas contas, parabéns você acaba de tornar-se rico!

É difícil? Bem, te digo uma coisa: “As únicas pessoas que nunca fracassam são as que nunca tentam.” Crie metas depois um objetivo com data, valor e o que irá fazer ao alcançá-la. Se você começar hoje e ao longo dos anos ao chegar à data do seu objetivo não tiver alcançado seu sonho, quanto você terá juntado e principalmente o que teria feito com esse dinheiro, que tenho certeza teria sido gasto no consumo com coisas supérfluas? Faça, crie um sonho e não desista dele. Irá valer à pena.

Ser rico, não é ser sovina, maldoso, arrogante, humilhar os outros ou não fazer caridade.

Ser rico é transbordar a pessoa que você já é. Por isso sempre afirmo: “O dinheiro só irá potencializar quem você já é hoje’. Joca Peixoto .”

Por isso, enquanto não fico rico já pratico o hábito de poupar, investir e DOAR (separo uma parte dos meus rendimentos para doações) para que ao ficar rico continuar praticando os mesmos hábitos.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

*Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos.