Por que você tem medo de investir na Bolsa?

“Faça fortuna na bolsaantes que seja tarde.
A grande maioria das pessoas
não tem a mínima noção do que seja a Bolsa
Décio Bazin

Joca Peixoto

Nunca foram tão verdadeiras as afirmações do Décio Bazin.

A primeira coisa que aprendemos quando começamos a conhecer e a investir na Bolsa de Valores é: Por que não comecei antes?

Segundo relatório da B3 S.A. referente ao terceiro trimestre de 2021 (3T21) a B3 cresceu 4,1% em número de novos CPFs em comparação com o período anterior totalizando cerca de 3,3 milhões de novos investidores e deverá chegar próximo dos quatro milhões ao final de 2021 quando forem divulgados os números do último trimestre.

Mas, o que esses números nos mostra? Mostra que cada vez mais os brasileiros vão descobrindo que investir na Bolsa não é tão difícil assim, que vale a pena dedicar um pouco do seu tempo para entender como funciona o mercado de ações e principalmente que é um bom negócio torna-se sócio de grandes empresas brasileiras a um custo baixo.

Ainda estamos muito longe – em termos de cultura de investimentos – se comparado a países desenvolvidos. Por exemplo, nos EUA os pais têm o hábito de presentear os filhos com ações. Será que faremos isso um dia?

Outro dia, um aluno me perguntou: “O mercado de ações é muito volátil, um dia a gente ganha no outro está perdendo.” Ora, se você mantém dinheiro na poupança ou outra aplicação qualquer você não fica olhando todo dia, às vezes várias vezes ao dia, então porque quando compra ações faz diferente?

A Bolsa é feita de praticamente dois tipos de pessoas: O investidor e o especulador. Falaremos um pouco de cada um deles a seguir.

Investidor – é aquela pessoa que pensa no longo prazo, – acima de cinco anos – na sua segurança, na sua aposentadoria, enfim, na rentabilidade do seu capital investido com um máximo de segurança possível para usufruir uma aposentadoria mais tranqüila com o rendimento dos seus investimentos complementando sua renda de aposentado. Vê como uma oportunidade torna-se sócio de grandes empresas por um valor baixo. Prática conhecida no mercado como Buy and Holder. Comprar e segurar na tradução livre.

Especulador – é aquela pessoa que pensa no curto prazo, visando simplesmente o lucro imediato, pode ser comprando e vendendo ações no mesmo dia ou no máximo poucos dias após, desde que já tenha auferido lucros. É também uma estratégia, que proporciona mais riscos e também ganhos imediatos. Essa prática é conhecida no mercado como Day use.  Uso diário na tradução…

Em ambas as situações, tanto o investidor quanto o especulador são importantes para a formação da cotação de preço de uma ação. Mas, lembre-se: Preço é o que você paga, valor é o que você leva.” – Warren Buffett. 

Como investidor de longo prazo, procuro adquirir ou torna-se sócio de empresas sólidas, com histórico de lucros e que estejam bem posicionados no mercado de sua atuação como bancos, seguradoras e/ou empresas de façam parte de setores perenes da economia como empresas de telecomunicações, transmissão e fornecimento de energia e saneamento.

Como exemplo: (atenção: não é recomendação de compra ou venda) imagina você comprando uma ação da holding Itaú (ITSA4) por apenas R$ 9,67 que distribuiu ano passado 5,46% de dividendos isentos de IR e que só esse ano já valorizou 7,21%! fonte: https://statusinvest.com.br/acoes/itsa4 . 

Daí você passa na calçada de uma agência do Itaú e olha pra o funcionário e diz: “Bom dia! Cuide bem da minha empresa!”

Que tal experimentar essa sensação? Perca o medo de investir. Quem tem coragem de lutar, nunca será derrotado, ganhará experiência.

A partir de janeiro de 2022, estarei dedicando o último domingo de cada mês para falar sobre um livro que já tenha lido sobre finanças pessoais, auto-ajuda ou educação financeira e como ele me impactou, influenciou ou não. Será uma pequena resenha. Combinado?    

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economistta e escreve aos domingos