Ponto da virada. Encontre o seu!

“Encontrar seu ponto da virada
é o verdadeiro timing
para sua independência financeira.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Encontre seu ponto de virada. Quando encontrar esse timing? Essa é a grande pergunta que irei responder falando especificamente do meu caso, meu timing, o famoso antes tarde do que nunca.

Em dezembro de 2016 me aposentei do BB após 32 anos de dedicação e trabalho a empresa que escolhi dedicar minha vida profissional e recebi uma boa grana e comecei pela primeira vez a ter uma situação financeira mais tranqüila… que durou até 2019! Comecei colocando em dia minha situação financeira, limpando meu nome na Serasa, etc. Destinar riqueza especificamente para mim quase nada.

Então, chego em 2019 e começo a me perguntar o que fiz com a grana acumulada em mais de trinta anos de trabalho. E vi que fiz muita coisa errada. O correto seria ter guardado obrigatoriamente uma parte para mim (pague-se primeiro), ter investido em mim (conhecimentos) e ter sido mais generoso.

Começo 2019 encontrando meu ponto da virada e aprendendo que o mundo muda drasticamente muito rápido e que tenho que está preparado para isso, começo a ter mais preocupações com minha saúde e da minha família, a certeza que tenho que construir uma reserva financeira para o futuro, a compreender a turbulência política do governo brasileiro e suas pautas ideológicas e religiosas na tentativa de impor costumes a sua visão de mundo com pouco diálogo com a sociedade criando assim um cisma enorme na sociedade brasileira como nunca antes visto no Brasil.   

Começo então a partir do dia trinta de abril de 2019 a fazer meu primeiro investimento mensal (para nunca mais parar) após dedicar os primeiros meses do ano a aprender um pouco sobre o universo das finanças pessoais.

Passados quase três anos após ter encontrado meu ponto da virada o que mudou em minha vida? Posso responder dizendo que nesse intervalo passei a criar o hábito da leitura, fiz cursos online, assisti palestra ao vivo em São Paulo, fiz a tão sonhada pós-graduação, enfim minha vida pessoal e em termos de conhecimento deu um upgrade enorme!!

A mudança mais significativa, no entanto, foram os hábitos adquiridos nesses três anos e que levarei para o resto da vida e que sempre repito em minhas palestras, encontros, redes sociais e nos textos que escrevo: Aprendi a POUPAR, a INVESTIR e a DOAR.

A certeza que estou no caminho certo veio no final de 2021. Ao apresentar a educação financeira a uma determinada prefeitura (nem vale à pena mencionar qual) para implantar na grade curricular municipal sem sucesso a Educação Financeira, soube depois que fui classificado pejorativamente como “vendedor de sonhos”. No início não entendi, fiquei chateado, parecia algo utópico meu projeto. Depois entendi que estou muito a frente das pessoas que tem o poder da tomada de decisões. Sabia que seria difícil, que encontraria resistência, mas confesso, que nem tanto.

O sacrifício não foi à toa. Poder estar hoje escrevendo minha experiência e ajudando várias pessoas (nem que seja uma única) a encontrarem seu ponto da virada já fez valer à pena todas minhas cabeçadas experiências positivas e negativas.

Encontre seu ponto da virada hoje mesmo. E comece a mudar sua vida e o mundo ao seu redor para melhor. 

A partir de janeiro de 2022, estarei dedicando o último domingo do mês para falar sobre um livro que já tenha lido sobre finanças pessoais, auto-ajuda ou educação financeira e como ele me impactou e influenciou ou não. Será uma pequena resenha como dica de leitura. Combinado?    

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos