Perseverança Financeira

O início sempre será duro, difícil,
mas o segredo está em perseverar.
Ter um bom plano orçamentário e segui-lo até o final.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

A maioria das pessoas desiste após a primeira grande dificuldade.

Ter um planejamento orçamentário para alcançar resultados ao longo prazo irá fazê-lo passar por situações de privação nunca antes passadas. E é preciso ser perseverante no seu planejamento orçamentário para não desistir.

Cortar despesas supérfluas e desnecessárias para alcançar seu objetivo te levará a achar que está no caminho errado quando na verdade esse será o caminho correto a seguir.

Estipular limites para as suas despesas pessoais dividindo-as em setores como despesas fixas, variáveis e suas subdivisões farão com que você conheça de perto seu orçamento e para onde vai o seu dinheiro e o que poderá ser cortado ou diminuído.

O corte será mais sentido nas despesas variáveis como, por exemplo, no consumo do combustível ou no lazer.

Ao limitar um valor para esses dois itens do exemplo te levará a procurar abastecer em postos mais baratos mesmo que seja um centavo a menos ou racionalizar o uso do seu veículo para poder contemplar o valor estabelecido no seu orçamento.

Ao limitar um valor para o seu lazer (não abra mão dele) te obrigará a dividir esse valor mensal por quatro semanas e então você saberá muito bem quanto poderá gastar por semana com seu lazer. Se ultrapassar na primeira semana irá ter que compensar na semana seguinte gastando menos.

Nunca falei que seria fácil. É preciso perseverar e acreditar que essa será a única maneira, através do seu orçamento financeiro, de alcançar no longo prazo sua independência financeira.

PERSEVERAR. Essa é a palavra e a ação que terá que ser cumprida a risca para poder alcançar a tão sonhada independência financeira.

E não esqueca: PAGUE-SE PRIMEIRO. 

  Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos