Não tire conclusões das riquezas dos outros

Toda decepção financeira na sua vida deve-se ao fato de
você ter tirado conclusões erradas.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Muitas vezes nos decepcionamos financeiramente porque fazemos do nosso vizinho a régua financeira da nossa vida. Quando na verdade a vida dele é diferente da nossa.

Estou terminando a leitura do livro Os quatros compromissos de Don Miguel Ruiz, onde o autor em um dos capítulos trata a respeito do tema.

Segundo o autor “toda tristeza e drama da sua vida foram causados pelo fato de você ter tirado conclusões e levado para o lado pessoal.” Trazendo para nossa realidade financeira é a mesma coisa. 

Ao vermos uma pessoa ascender financeiramente logo tiramos conclusões na maioria das vezes equivocadas. Pensamos logo que sua riqueza é fruto de ganhos ilícitos, que foi uma herança ou prêmio que ele ganhou e o pior, que ele não é merecedor daquela riqueza.

Poucas vezes dizemos: – Ele merece. Parabéns! 

E porque isso acontece? Porque tiramos conclusões erradas na busca de uma desculpa pra encobrir nosso fracasso financeiro.

Faça seu planejamento financeiro para o longo prazo, corrija o rumo a cada ano, se for preciso. O tempo, a disciplina, a paciência e os juros compostos farão o restante do trabalho por você.

Por último, não importa sua idade nem quanto por mês você irá economizar e investir. O mais importante é começar a jornada para alcançar sua independência financeira. 

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos