Não seja uma pessoa alienada

“Uma pessoa não alienada
tem uma mente totalmente sua
e a usa para alcançar todos os seus objetivos.”
Napoleon Hill

Joca Peixoto

O hábito de se alienar consiste em você deixar de ter seus próprios pensamentos e começar a seguir cegamente os pensamentos de outras pessoas sem o poder do discernimento e vontade própria.

Segundo Napoleon Hill em seu extraordinário Best Seller Mais Esperto que o Diabo – Uma entrevista exclusiva com o Diabo publicada pela primeira vez em 1938, “A mente é nada mais nada menos do que a soma de todos os hábitos”.

Segundo ainda o autor, “todas as pessoas que pensam por si mesmas nunca se alienam, enquanto aquelas que não pensam, ou pensam o mínimo possível, são as chamadas “alienadas”. Um alienado é aquele que se deixa ser influenciado e controlado por circunstâncias externas a sua mente.”

A alienação nunca esteve tão presente em nossas vidas quanto nos últimos anos com o bolsonarismo, não que não existisse a idolatria por ídolos políticos, afinal o petista raiz idolatra o Lula acima de tudo, no entanto o que vemos hoje é uma idolatria acima da racionalidade pelo Bolsonaro.

A alienação pelas ideias de mundo que sai da cabeça do Bolsonaro segue uma cartilha já testada e colocada à prova pela extrema-direita europeia, afinal a começar pelo próprio lema do seu governo Deus, Pátria, Família que tem sua origem fascista além de copiar as visitas às igrejas, massificar suas ideias através da internet (na época era no rádio), fotos cortando o cabelo e as motociatas, tal qual Hitler fez a sua época. Acha que estou exagerando? Pesquise no google.com.

Deixar-se alienar-se é a maior fraqueza que uma pessoa pode demonstrar. É preciso combater isso através da informação, não as que circulam através do watzzap da tiazona ou do tiozao, mas na busca pela informação verdadeira através das mídias tradicionais e através de suas próprias pesquisas.

Ao trazer esse tema hoje, o faço para que possamos utilizá-lo também em nossas vidas financeiras. 

Afinal, a ideia aqui é combater todos os extremos, não sermos nem os alienados que acham que serão pobres para sempre nem os que acham que serão ricos também para sempre.

Pensar positivamente e ter um pensamento milionário não são exclusividade de um grupo de pessoas e deve ser compartilhada e difundida por todos. 

Lembra-se do que escrevi no segundo parágrafo? “A mente é nada mais nada menos do que a soma de todos os hábitos”.

  Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos