Não precisa se passar por rico

Fingir que é rico é mentir para si mesmo.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Não é de hoje que a sociedade nos impõe alguns tabus.

Dentre eles, a mania que temos de querer demonstrar para essa mesma sociedade que somos ricos, ou melhor, mentimos e vivemos num padrão acima da nossa capacidade financeira.

Assim sendo aqui mora o perigo. Se não tenho condições financeiras de ter um carro zero quilometro por que tenho que comprar um?

Se minhas condições financeiras me permite viver bem num determinado bairro porque morar de aluguel num bairro de classe média alta?

A psicologia financeira explica bem essa situação. Além do ego de querer demonstrar que você tem uma boa situação financeira sempre tem por trás dessa informação a ilusão de se viver acima da sua renda mensal é uma recompensa pelo seu esforço no trabalho e que você merece mais que isso.

A psicologia financeira nos ensina e explica que viver bem financeiramente é viver abaixo da nossa capacidade financeira. Significa gastar menos do que ganhar. Significa não comprometer sua capacidade de pagamento para atender uma cobrança da sociedade que nos cerca.

Ser rico é gastar até 80% da sua renda e poupar e investir o restante.

E não se esqueça de fazer doações seletivamente e também aleatoriamente. Sua mente, seu coração agradecerá.

E acredite, seu bolso também.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos