Não abra mão do lazer

Coloque o lazer no seu orçamento
e cumpra-o rigorosamente.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Corte o lazer!

Parece um mantra.

Apertou o orçamento, corte as despesas com o lazer. Ora, se você respeitar seu próprio orçamento não precisará mexer no seu lazer.

Reserve 15 ou 20% da sua renda para o lazer, nesse item estará incluído tudo que você considera como lazer, shows, teatros, viagens, esportes, viagens, almoço com a família, a cerveja com amigos, etc.

Manter e respeitar o orçamento para o lazer te fará suportar os perrengues do mês.

Então, por exemplo, se você reservou R$ 800,00 no seu orçamento para o lazer, divida-o pelas semanas do mês e assim você saberá exatamente quanto poderá gastar com ele toda semana.

Agora, se você extrapolou na primeira semana do mês já sabe né, vai ter que compensar nas próximas semanas.

Como faço isso. Imagine que você receba seu salário no BB, assim que o salário cair na conta transfira o percentual reservado para o lazer para outra conta, no Nubank por exemplo. Assim você separa sua reserva para o lazer sem misturar com as demais obrigações do mês.

Assim, respeitando seu orçamento dá sim, para passar o mês, mesmo os mais apertados com uma válvula de escape chamada lazer.

Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos