Mudar os hábitos é difícil

“Somos o que
repetidamente fazemos.
A excelência, portanto, não é um feito,
mas um hábito.”
Aristóteles

Joca Peixoto

Nós somos o resultado de nossos hábitos, da nossa repetição. Provavelmente você já deve ter ouvido algo a respeito, senão comece a se acostumar com esse conceito.

Sabe aquela conversa que quem aprendeu a andar de bicicleta não esquece jamais? Assim será quando criarmos nossos hábitos financeiros.

Falaremos sobre três regras básicas para você ter sucesso financeiro:

Aprender a viver com menos do que você ganha é a regra número um, a regra número dois é saber o que fazer com a sobra do seu orçamento. Já a regra número três é saber lidar com a ansiedade pensando no longo prazo.

Ora, já estamos calejados de saber que quando você se aposentar sua renda será menor do que quando você trabalhava. Sabendo disso você não irá fazer nada para manter esse padrão de vida atual durante sua aposentadoria ou até melhorá-lo? Ou vai querer ficar dependendo da ajuda dos filhos para complementar suas despesas durante a velhice?

Acima das três regras básicas descritas está a vontade e a decisão de mudar sua vida financeira definitivamente e pensando no longo prazo.

Tome essa decisão após ler esse texto, em silêncio. Não precisa divulgar com ninguém, talvez apenas com sua companheira (o) e filhos, porque daí a cobrança e tensão serão menores caso você fracasse. Caso aconteça, tenha resiliência, recomece quantas vezes for preciso. A perseverança é amiga dos vencedores. 

  Sabe como é conhecido o INSS? É traduzido como Isso Não Será Suficiente! Pois é, prepare-se! Não importa qual sua idade hoje e quanto falta para se aposentar, “antes tarde do que nunca.” Lembra-se desse ditado?

Então, caro leitor (a) se você quer mudar sua vida financeira, não é mantendo os mesmos hábitos que irá alcançar o sucesso. Agora que você já conhece as regras básicas para alcançar o sucesso financeiro, só depende de você. Lembrando que para fazer as melhores opções de investimentos você terá que aprender a estudar sobre investimentos. Nada tão complicado que não esteja disponível na internet em sites especializados ou canais no youtube. Adquiram hábitos prazerosos: Poupar, investir, agradecer e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender mais sobre educação financeira nos acompanhe nas redes sociais (youtube, instagram, facebook e twitter) através do nosso canal Bacana Investir ou entre contato pelo nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos