Inadimplente x Endividado

Conhecer suas dívidas
é a melhor forma de evitar o endividamento.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Você precisa conhecer sua real situação financeira. É através deste conhecimento que se inicia a buscar para uma vida financeira saudável.

Assim comecei minha coluna semana passada e repito hoje. Afinal sem saber o montante nem o vencimento de suas dívidas você caminhará a passos largos para o endividamento.

O que não falta são apps para você baixar no celular e fazer a gestão de suas receitas e principalmente das suas dívidas.

Se preferir pode utilizar planilhas Excel (faço isso) ou até mesmo a boa e velha caderneta ou bloco de anotações.

Aqui mora a diferença entre inadimplente x endividado.

O inadimplente todos nós ocasionalmente somos, seja por um vencimento em desacordo com o recebimento de nossa renda (que precisa ajustar esta data), até mesmo por puro esquecimento do vencimento do boleto.

O que precisamos evitar a todo custo é torna-se um inadimplente contumaz.

Com os juros estratosféricos praticados no Brasil, principalmente via cartões de crédito, entrar no crédito rotativo dos cartões é a maneira mais rápida de engrossar as fileiras do endividamento no Brasil.

Evite novas despesas, corte despesas supérfluas, lazer, etc. Não seja um endividado por mais culpa sua que dos outros. Aprenda a viver com 90% da sua renda, o restante poupe e invista visando seu futuro e da sua família. 

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos