Hora do balanço financeiro

Todo orçamento doméstico é passível de ajustes.
Você já fez o seu?
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Final de ano se aproximando e como anda suas finanças pessoais?

E seu orçamento?

Hoje falaremos sobre a necessidade de bimestralmente reavaliarmos nosso orçamento, ir fazendo os ajustes necessários para se adequar e atingir as metas estabelecidas no final do ano passado.

Essa revisão agora no início de novembro é fundamental para sabermos se iremos atingir nossas metas e o que fazer caso esteja longe de ser atingida.

Ajustes. Esse é o segredo. Ainda dá tempo de salvar seu orçamento anual ou minimamente reduzir seus impactos casos esse seja o caso.

Se estiver tudo caminhando bem, parabéns e já pensar na elaboração do orçamento do ano que vem.

Senão, é hora de fazer as devidas adequações orçamentárias, reduzindo despesas e realocando em outras partes do orçamento e sim, claro buscar novas fontes de rendas para suprir o “buraco” orçamentário.

O hábito de ter e acompanhar seu orçamento doméstico te ajudará a entender onde você gasta seu dinheiro. Afinal a origem da sua receita é mais fácil de saber não é mesmo?

Eu particularmente faço uso de uma planilha de orçamento doméstico onde anoto tudo a respeito de minhas finanças, todas as entradas de recursos bem como todas as despesas (e aqui falo que tem que anotar tudo, desde a moedinha dada à flanelinha) para te ajudar a entender para onde foi seu suado dinheirinho.

Caso você tenha interesse em adquirir essa planilha, é só entrar em contato comigo pelo email bacanainvestir@gmail.com que receberá gratuitamente aproveitando a Black Friday

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos