Hora de plantar e de colher

Se o povo falar, falar
Nem ligue
Nem ligue
Deixe o povo falar.
Jorge de Altinho

Joca Peixoto

Fazer um planejamento será sempre mais econômico e saudável que fazer a despesa para pagar depois. 

Então, aquela viagem dos sonhos, a troca de carro ou a compra de imóvel tem que ser planejado minuciosamente.

Dê preferência a juntar dinheiro para fazer a compra e não comprar para pagar depois.

Se possível faça isso, você irá economizar muito dinheiro e poupará, com certeza, muito aborrecimento e surpresas desagradáveis.

Nesses tempos de juros altos, o melhor caminho sem dúvidas é fazer um consórcio para adquirir bens duráveis tais como um carro ou um imóvel.

A vantagem do consórcio é a não existência de juros, apenas uma taxa de administração que nunca deve ser superior a 2,00% ao ano e sua correção invariavelmente será pelo INCC. Como há em curso uma curva descendente de juros além da estabilização da inflação, se você for paciente e organizado, fazendo um planejamento sairá com certeza em vantagem e haverá pouca possibilidade de ter surpresas desagradáveis.

Ser imediatista tem seu preço e não é barato.

Mesmo que você tenha o valor para comprar a vista um bem durável, se você for organizado, repito, ainda é mais vantajoso fazer um consócio, pois com o dinheiro bem aplicado pagará as prestações e ainda sobrará um troco bastante interessante.

Por isso o título de hoje da nossa coluna: Hora de plantar e de colher. 

Seja paciente, seja organizado, faça um planejamento. Se não souber por onde começar peça ajuda de um profissional. Boa sorte e bons negócios.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos