Hora de planejar 2023

“O hábito de fazer um planejamento financeiro,
criando metas e objetivos e
estipulando recompensas para si mesmo
é uma excelente maneira de alcançar a  riqueza.”
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Então, já fez seu planejamento financeiro para 2023? Se não, não se preocupe, ainda dá tempo. Mas, comece imediatamente!

Comece fazendo um orçamento realista, some todas suas fontes de renda, caso tenha mais de uma, e liste todas suas despesas fixas, em seguida as variáveis e não se esqueça de separar também uma parte da sua renda para investir pensado no seu futuro.

Estabeleça metas e objetivos a serem alcançados e estipule recompensa para cada meta alcançada. Ao final ao alcançar o objetivo, comemore muito.

Vou te ajudar caso você não saiba por onde começar.

Sua receita é fácil de identificar, basta verificar o quanto entra de salário líquido na sua conta. Aqui não vale sua renda bruta e sim quanto entra líquido na sua conta bancária.

Despesas fixas são, por exemplo: seu condomínio, a prestação da casa, do carro ou moto, água, luz, telefone/internet, plano de saúde, supermercado, empréstimos consignados, cartão, etc.

Note que há algumas despesas fixas que podem ser variáveis tais como supermercado ou cartão, mas explico o motivo, é porque você tem que estimar quanto será sua despesa nestes itens e ir ajustando mês a mês.

A ideia é você separar neste campo aquelas despesas essenciais.

Despesas variáveis são, por exemplo, lazer, restaurante, manutenção do carro e da casa, combustível, salão, vestuários, farmácia e pequenas despesas, etc.

Aqui a idéia é colocar as despesas variáveis e até supérflua, podendo mexer nelas caso necessite ajustar seu orçamento no decorrer do ano.

Investimento é onde separaremos dez por cento da nossa renda líquida para investir, daí você pode separar esses investimentos por renda fixa, variável, poupança, livros e até a compra de imóvel (terreno, casa ou apartamento) financiado. Aqui também será relacionado as doações.

Atenção: Não abra mão desse item, aqui estará o segredo do seu sucesso financeiro. Lembre-se: Pague-se primeiro.

Feito essa divisão, iremos agora para o rateio das despesas, assim distribuídos: 50% para despesas fixas, 40-30% para despesas variáveis e 10-20% para investimentos. Aqui você pode ir aos poucos diminuindo as despesas variáveis e aumentando os investimentos até alcançar 20%.

Se ficar em dúvida como fazer, entre em contato conosco pelo email bacanainvestir@gmail.com que iremos disponibilizar gratuitamente uma planilha aonde você irá colocar cada uma de suas despesas e receita individualmente e a planilha irá fazer o rateio automaticamente.

O mais difícil é começar, depois passa a ser gratificante o acompanhamento mês a mês, afinal, quem não quer saber para onde vai seu rico e suado dinheirinho, hein?

Um excelente 2023 a todos com muita paz, saúde e prosperidade nos seus projetos pessoais e profissionais.

Um beijo grande e não tenha medo de ser feliz.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal. 

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos