Entender um pouco de economia é fundamental e é possível

“É preciso distinguir Bolsa de Mercado,
embora essas palavras possam às vezes
ser entendidas como sinônimos.“
Décio Bazin

Joca Peixoto

Já repeti aqui mesmo nesse espaço o quão ansioso é o investidor – principalmente – brasileiro, independentemente da sua idade e capital, se jovem tem o ímpeto do desafio, da irresponsabilidade do risco, coisas da juventude, se mais velho tem o relógio do tempo a seu desfavor, mas ambos têm algo em comum: a necessidade intrínseca de querer ganhar dinheiro (retorno sobre o capital) o mais rápido possível, abrindo mão da segurança na busca por retornos financeiros mais rápidos.

E com a disseminação da internet cada vez maior de mais pessoas acessando informações sobre investimentos tem levado essas pessoas a assistirem vídeos e propagandas com depoimentos de jovens, principalmente, dizendo que ganhou fortunas em pouco tempo, exibindo carrões, mansões e maços de dinheiro, vendendo uma exceção como se fosse uma regra.

Entender de economia é tentar decifrar os rumos econômicos que nosso país está tomando e de olho no futuro, hoje, por exemplo, como você enxerga nossa economia e nosso futuro daqui para frente? Com otimismo ou com pessimismo? Seu salário está com o mesmo poder de compra de antes? Está sobrando dinheiro no final do mês para seguir investindo pensando no futuro?

Talvez seja difícil responder satisfatoriamente a todas essas perguntas, em contrapartida é fácil deduzir que se seu salário não estiver acompanhando a inflação e está deteriorando seu poder de compra e conseqüentemente sua qualidade de vida e da sua família, então fica obvio que é preciso no momento gastar menos, cortar despesas e eliminar bens/serviços supérfluo.

No entanto se a resposta acima é tão simples porque a maioria dos brasileiros não o faz? Resposta simples: faltam ser educado financeiramente.

Portanto, se desafie, tire pelo menos 30 minutos por dia para aprender sobre educação financeira, finanças pessoais e sobre investimentos. E não se esqueça: pague-se primeiro.

Respondendo ao título: Bolsa é o local onde as ações das maiores empresas de um país são negociadas e custodiadas, já o Mercado é todo o universo de transações comerciais de compra e venda dessas mesmas ações reguladas pelas leis da oferta e da procura. Como nos ensinou Warren Buffet: “Preço é o que você paga, valor é o que você leva.” Desafie-se hoje mesmo!

A partir de janeiro de 2022, estarei dedicando o último domingo de cada mês para falar sobre um livro que já tenha lido sobre finanças pessoais, auto-ajuda ou educação financeira e como ele me impactou, influenciou ou não. Será uma pequena resenha. Combinado?

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos