Então é natal e o que você fez?

“Inventar desculpas é um passatempo nacional.
É um hábito tão antigo quanto à raça humana
mas, fatal para o sucesso.“
Napoleon Hill

Joca Peixoto

Chega final de ano e sempre a mesma coisa. Paramos para refletir como foi o ano e planejarmos como será o ano vindouro.

Mas, porque temos tanta dificuldade de colocar em prática nosso planejamento, promessas e nossos sonhos, sejam eles financeiros ou não?

Vários autores já escreveram que para se alcançar um objetivo é preciso organização, planejamento, determinação e principalmente criar o hábito de praticar o que foi planejado e pensar positivamente (independente dos obstáculos que surgirão no caminho – e não serão poucos).

Segundo o autor Napoleon Hill em sua obra fantástica Quem pensa enriquece“Adquira o hábito de vivenciar as emoções positivas, e, com o tempo, elas dominarão de tal modo a sua mente que as emoções negativas não conseguiram entrar.”

É claro que é preciso fazer nossa parte, mas já reparou que as pessoas só recorrem às orações quando algo não vai bem ou no máximo pratica o ritual sem se dar muito atenção ao significado das palavras?

Independente da sua crença não apenas peça. Agradeça por tudo que você tem até agora. É uma maneira de atrair energia positiva para sua vida e  ajudar no planejamento para os seu desafios e sonhos que virão pela frente.

Já que estamos na semana natalina que tal criar o hábito de doar? E aqui não falo apenas de valores monetários, você pode doar algumas horas de trabalho do seu ofício para ajudar ao próximo, pode ser voluntário ou ainda escolher alguma instituição de caridade e fazer doações mensais.

Enfim, existem várias formas de fazer doações. Encontre a sua. Assim como aconteceu comigo, você verá uma transformação muito grande em sua vida toda vez que praticar o hábito de doar uma parte da sua riqueza, do seu salário, da sua hora de trabalho.

Natal é tempo de agradecimento, de reflexão, de ajudar ao próximo, e por que não de se ajudar e se presentear também. Pratique o bem.

“Força de vontade e desejo, quando adequadamente combinados, formam uma dupla irresistível.” Napoleon Hill 

A partir de janeiro de 2022, estarei dedicando o último domingo do mês para falar sobre um livro que já tenha lido sobre finanças pessoais, auto-ajuda ou educação financeira e como ele me impactou e influenciou ou não. Será uma pequena resenha como dica de leitura. Combinado?    

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos