DESENROLA

Sendo verdadeiro consigo mesmo
é só questão de tempo
as coisas melhorarem pra você.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

O programa Desenrola do governo federal veio em boa hora pra ajudar os milhões de brasileiros endividados e negativados.

Segundo expectativa do Ministério da Fazenda, o programa espera alcançar na primeira etapa cerca de 30 milhões de brasileiros e aproximadamente 50 bilhões de reais. É muita gente e muito dinheiro também.

No entanto, apesar da excelente iniciativa do governo federal, sabe como é não é mesmo? O brasileiro sempre dá um jeitinho…

E não estou falando dos devedores e sim dos credores!

Explico melhor. Assim como o Black Friday, é prudente se informar dos valores da dívida antes e depois.

Fiz isso com três dívidas de clientes pouco antes do início do programa Desenrola e em apenas uma dela foi vantajosa à negociação da dívida.

A regra é clara: Banqueiro não perde nem gosta de perder dinheiro.

No entanto, segundo divulgação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) os números são espetaculares. Foram negociados 1,2 milhões de contratos e R$ 8,1 bilhões em dívidas.

Esses números refere-se a Faixa 2 do programa que focado em dívidas de pessoas físicas com débitos negativadas até 31/12/22 e renda de até 20 mil.

As outras faixas ainda entrarão em vigor.

Acontece que assim como ocorre na Black Friday, alguns credores estão oferecendo descontos que você já tinha antes do programa Desenrola.

Como a adesão é até 31 de dezembro de 2023 e se você ainda não regularizou seu débito negativado, convém esperar mais um pouco que acredito que a proposta irá melhorar ainda mais pra você.

Como diz o ditado: O Brasil não é para amadores! E é Verdade! 

Da mesma forma que você pesquisa preço antes de comprar algo, faça a mesma coisa ao negociar sua dívida. Você irá se surpreender com o resultado.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos