Como ser um Investidor Inteligente

O que você não faz
é tão importante para seu sucesso quanto o que você faz.
Benjamin Graham

Joca Peixoto

Na excelente obra de Benjamin Graham, a bíblia de todo investidor – O investidor inteligente – com suas 671 páginas, o papa dos investimentos, seguidos por 10 entre 10 investidores de sucessos no mundo o autor nos recomenda logo em suas primeiras páginas: “O investidor defensivo deve se restringir às ações de companhias importantes com um histórico comprovado de lucratividade e que estejam em condições financeiras saudáveis”. 

Dito isso, Graham nos manda um recado essencial de que não devemos nos movimentar no mercado comprando determinadas ações quando estão subindo, assim como não devemos vendê-las quando estão em quedas.

Se sua tese de investimento é boa e segura com bases em empresas perenes, sólidas e boas pagadoras de dividendos, devemos resistir às tentações do mercado financeiro.

Investir em ações ainda é a melhor tese de investimentos para o longo prazo. O problema do brasileiro é a busca imediatista pelo sucesso financeiro o que o faz a entrar em verdadeiras cirandas financeiras.

Comprar ações de boas empresas brasileiras, é torna-se sócios de seus projetos e uma excelente oportunidade de investimentos, você financia grandes empreendimentos enquanto especialistas trabalham para você.

Quando o brasileiro entender o que a mágica dos juros compostos fará no longo prazo com suas ações irá se arrepender de não ter começado antes.

Seguindo a mantra de como ser um investidor inteligente, aqui no Brasil o maior investidor pessoa física, Luiz Barsi – outro discípulo de Graham – nos ensina quais setores ele investe e recomenda.

Trata-se de empresas em setores, segundo ele, que a humanidade precisará para sempre. São eles, energia, saneamento, papel e celulose, bancos, dito isso, agora é escolher as melhores empresas de cada setor, verificar o histórico de pagamento de dividendos (D/Y) nos últimos cinco anos, o cálculo de preço sobre o lucro (P/L) e do preço sobre o valor patrimonial (P/VP).

Antes que esqueça, Warren Buffett, considerado o maior investidor do mundo também é discípulo de Benjamin Graham.

E finalmente lembro que não importa com quanto você pode começar e sim quando começar. Têm boas ações destes segmentos citados acima abaixo de R$ 5,00 e cá entre nós, você que está lendo esse texto dispõe desse valor para começar sua jornada financeira, não é mesmo?

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos