Como se proteger da inflação

“A inflação é um monstro brutal e cruel
que tortura particularmente os assalariados.“
Roberto Campos

Joca Peixoto

Como afirmou Roberto Campos, a inflação penaliza sem compaixão o elo mais fraco da economia que são os trabalhadores assalariados.

Senão, vejamos: A inflação deve fechar 2021 em torno de 10,74% ao ano e alguém aqui apostaria que seu salário terá o mesmo reajuste? Ou ganhará da inflação? Infelizmente não, né?

Pois bem, temos três maneiras que podemos nos proteger da inflação.

A primeira é diminuindo o consumo para que possa sobrar mais dinheiro no final do mês. E acredite, temos muito o que cortar no nosso consumo, podemos eliminar muito gasto supérfluo sem deixar cair nosso padrão de vida. Faça um orçamento doméstico, anote seus gastos e verás que muitas despesas podem ser evitadas ou adiadas. Você ficará surpreso com os resultados encontrados.

A segunda é aumentar sua renda, através de serviços ou habilidades extras. Todos nós temos habilidades não exploradas, seja em forma de prestação de serviços ou até mesmo abrindo um pequeno negócio. Não tenha medo de fracassar. Só os fortes fracassam, porque tiveram coragem de tentar.

E por último, se você já investe tenha sempre como benchmarking o IPCA, afinal talvez o maior objetivo de quem invista seja manter o poder de compra do seu dinheiro. E com a Selic a 9,75% a.a. e o IPCA acumulado nos últimos 12 meses em 10,74% segundo o IBGE, já é possível encontrar investimentos em renda fixa que te remuneram acima desses índices.

Se você ainda possui dinheiro na poupança, saia dessa furada e migre para outros investimentos como Tesouro Selic (por exemplo), afinal desde 2019 que o rendimento da poupança perde para a inflação e 2022 não será diferente pelo cenário que se desenha.

E se você ainda é daqueles que ainda não começou a poupar para investir, comece hoje, senão irá se arrepender no futuro.

A última dica é que você precisa urgente a se acostumar a pensar no longo prazo. Acima de cinco anos, já mirando sua complementação de aposentadoria.

A partir de janeiro de 2022, estarei dedicando o último domingo do mês para falar sobre um livro que já tenha lido sobre finanças pessoais, auto-ajuda ou educação financeira e como ele me impactou e influenciou ou não. Será uma pequena resenha como dica de leitura. Combinado?    

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos