A hora do Leão

“Estar preparado para declarar seu imposto de renda no início do prazo
é uma das estratégias para seu sucesso financeiro” 
Antonio Castro

Joca Peixoto

Será mesmo que esse leão morde?

Bom… Se você tiver uma única fonte de renda e for uma pessoa organizada, guardar durante todo o ano numa pasta as despesas com saúde e educação que tenha realizado é bem provável que não terá surpresa e ainda tem grandes chances de ter restituição.

Agora se tiver mais de uma fonte de renda, a história é bem diferente. É preciso ser mais organizado. Porque serão juntadas as duas rendas e do resultado desta soma será cobrado à alíquota efetiva de acordo com a Tabela do Imposto de Renda. Neste caso recomenda-se fazer o chamado Carnê Leão.

O nome técnico da chamada declaração do imposto de renda é Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

O que muitos não se atentam e terminam sendo pegos de surpresa ao fazer a DIRPF é que nesta mesma declaração também é obrigatório prestar todas as informações sobre as variações patrimoniais do ano-base da declaração. 

É comum no escritório os clientes dizerem, por exemplo, que não se lembram de quanto pagou no seu veiculo nem de quem comprou, e muito menos a quem vendeu. Nesse caso é fundamental guardar uma cópia do recibo de compra ou venda. Nele o contador encontrará todas as informações.

Também nos deparamos com contratos de gavetas referentes a transações de compra e venda de imóveis. Há casos de contratos com anos nessa situação o que poderá gerar uma insegurança fiscal, jurídica e patrimonial para os envolvidos.

Mesmo que você já faça meu IRPF sozinho, recomendo procurar um profissional contábil para averiguar se sua declaração está corretamente preenchida. Afinal, não é nada agradável cair na malha fina. E toda família tem um parente médico, advogado e contador… rsrsr

O programa você poderá baixar no site oficial da Receita Federal. A entrega do IRPF24 iniciou-se no último dia 15 de março e se estenderá até o dia 31 de maio. 

Não deixe para última hora. 

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Gostou desse conteúdo e quer aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos