A crise econômica e o seu dinheiro

A alta da inflação pode ser constatada diariamente com o aumento dos preços nos supermercados. Foto: reprodução/internet

“Não seguranças nessa vida.

Há apenas oportunidades.”

Douglas MacArthur

Joca Peixoto*

Tivemos uma semana de turbulência na economia nacional, com o governo “furando” o teto dos gastos, ameaçando dar calote no pagamento dos precatórios federais, além da inflação que não para de subir, preço dos combustíveis em alta constante, etc…

E como faço fazer para proteger meu dinheiro? Bem, quem já investe a algum tempo (invisto desde 2019) pensando no longo prazo, estamos diante de uma grande oportunidade.

Se você já tinha o hábito de fazer investimentos mensalmente seja qualquer cenário econômico, estamos com as melhores oportunidades, pois com a queda do índice Ibovespa (só essa semana caiu mais 7%), excelentes empresas estão com preços de suas ações muito boas para se posicionar.

Lembre-se que toda essa crise que vemos na TV, com queda da bolsa de valores, fuga de capital, dólar disparando, etc, deve-se a falta de confiança do mercado e dos grandes plays e investidores mundiais na economia brasileira que preferem tirar seu dinheiro da Bolsa e deixar parado na conta. isso mesmo! É melhor o dinheiro parado na conta que ter perdas nos investimentos.

Então o segredo é esse, continuar investindo o que você já tinha planejado antes (10% da sua renda mensal, por exemplo), independente do cenário econômico atual, mudando apenas a modalidade de investimento.

Hoje, temos boas opções em renda fixa, CDBs, Tesouro Direto IPCA+ e ações de ótimas empresas com preços bem descontadas.

Lembrando aos desavisados que “Preço é o que você paga, valor é o que você leva.”

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

*Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos