CHEGOU A HORA: Artane Inarde lança primeiro EP nesta sexta-feira

A voz e a música transbordante de Artane Inarde traz poesia à MPB

Luciana Gomes Cerqueira*

“Canta, ó Musa”. Era assim que certo poeta clássico começava sua obra, recordando que, antes de ser poesia, os versos poéticos já foram música, cantados ao som da Lira.

A poeta, agora também cantora e compositora, Artane Inarde não precisa evocar Musas… Dona de uma voz encantadora de sereia, compõe e canta com a inspiração vinda da sabedoria de quem sabe bem lidar com as palavras.

Os sentimentos transbordam e se manifestam em construções cheias de lirismo e de imagens simbólicas. Há poesia saltitando em cada letra de Tatuagem, o seu primeiro EP, que será lançado nesta sexta-feira.

Esta potiguar, que atualmente mora em Belo Horizonte, tão longe do oceano, se lança na carreira de cantora na MPB com o talento e a coragem de quem sabe que está pronta para dar um belo salto e mergulhar em águas mais profundas.

Contando com cinco músicas, o EP será lançado nacionalmente agora, no dia 01 de outubro, nas principais plataformas de música do país, e o pré-save já está disponível no Spotify, no link abaixo: https://bfan.link/Artane-Inarde-tatuagem

Assim é possível já deixar agendada a oportunidade de ouvir em primeira mão a obra completa desta grande artista.

A composição de Artane irá abrilhantar ainda mais a nossa MPB, deixando a sua assinatura numa escrita melódica elaborada com a mesma lapidação de quem busca o verso perfeito.

O trabalho da artista mescla a sua origem no Rio Grande do Norte, que aparece na recordação dos ritmos nordestinos, com sua vivência em Minas Gerais, que traz muita influência da MPB, e possibilita também a ousadia da combinação com instrumentos mais clássicos, como piano e violinos, alcançando uma estética que se traduz em perfeita e singular harmonia.

Uma das faixas, “Coração Ligeiro”, feita em parceria com o compositor mineiro Anderson Lobo, mostra o ritmo de um xote saboroso aos ouvidos. Já em “Escada”, a compositora faz com Ale Hilário um samba que é dedilhado nas cordas do violão.

Faixa por faixa, constata-se uma obra bem acabada que é o resultado dessas importantes parcerias musicais com quem a cantora estabeleceu uma produção enriquecedora. Ale Hilário e Anderson Lobo são já prestigiados compositores mineiros que fazem parte do cenário musical de Belo Horizonte.

Este primeiro EP de Artane Inarde traz ainda, Rosa do Agora, uma balada suave ao piano, e Pequeno Plágio Sentimental, uma bela homenagem à avó da compositora, que funde a saudade ao sentimento de gratidão.

As duas músicas têm como coautor Ale Hilário, que também aparece como coautor da faixa título do EP, Tatuagem, que apresenta uma poesia sonora envolvente, numa letra em que há lirismo e erotismo mesclados no elogio de uma tatuagem, gravada na carne do corpo masculino desejado.

Artane escreve músicas que merecem ser não apenas ouvidas, mas sobretudo apreciadas, feito relicários.

Numa letra escreveu: “Construí uma represa para segurar o mar.” Creio que seria necessário algo inimaginável para conter, daqui em diante, a evolução desta artista, que tem um oceano de talento transbordando de sua alma.

———

*Luciana Gomes Cerqueira é Mestre em Semiologia pela UFRJ, instituição em que também se graduou em Letras. Professora e Dramaturga, tendo ganho em 2016 o prêmio Aldeia Sesc de revelação, por seu trabalho Wonderland: Um encontro entre Freud e Alice no divã.