CAMPINA PREPARA O ADEUS A BILIU; VELÓRIO SERÁ NO TEATRO MUNICIPAL A PARTIR DAS 23H00 DESTA SEGUNDA

Biliu de Campina morreu neste 08 de julho no Hospital de Trauma de Campina Grande. Foto: Divulgação

Bafafanoticias – O cantor Biliu de Campina morreu na tarde desta segunda-feira, 08, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ele estava internado desde o dia 24 de junho após levar uma queda em casa, mas sofreu uma parada cardíaca hoje e não resistiu.

A cidade de Campina Grande prepara o Adeus ao artista. O velório deverá começar às 23h00 desta segunda, 08, no palco do Teatro Municipal, e o sepultamento está previsto para às 16h00 desta terça, 09, no Cemitério do Monte Santo. A Prefeitura Municipal de Campina Grande decretou luto oficial de três dias.

Severino Xavier de Souza (Biliu de Campina) tinha 75 anos. Nascido a 1° de março de 1949 em Campina Grande, era formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mas decidiu deixar os fóruns e os tribunais para se dedicar ao forró no ano de 1978.

A partir daí se transformou em um defensor do chamado forró raiz, herdando a irreverência e o gosto pela música do também paraibano Jackson do Pandeiro. Com influências de Janckson, lançou três discos independentes: Tributo a Jackson e Rosil, Forró o Ano Inteiro e Matéria Paga. O cantor lançou também dois CDs independentes: Do Jeito que o Diabo Gosta e Forrobodologia.

No ano de 2002 lançou o cd ‘Diga Sim a Biliu de Campina’, trocadilho da campanha nacional do combate à pirataria, que dizia “Diga não a Pirataria”. Em 30 de março de 2022 Biliu de Campina e outros artistas da região foram reconhecidos pelo estado como os novos mestres das artes, através da Lei Canhoto da Paraíba.

Este ano estava na programação de O Maior São João do Mundo para se apresentar no dia 22 de junho, mas a apresentação foi cancelada devido ao seu estado de saúde. Nesse mesmo dia foi homenageado no palco por vários artistas locais, apreciadores e herdeiros de sua obra.

Dois dias depois, no dia 24 de junho, sofreu uma queda em casa, o que o levou para o Hospital de Emergência e Trauma com sangramento no cérebro. De lá para cá foram várias intervenções médicas e Biliu permaneceu na UTI até sofrer parada cardio-respiratória no dia de hoje, tendo sua morte confirmada pela equipe médica.

Biliu cantou no “Maior São João do Mundo” em 2022. Foto: Divulgação/Codecom/PMCG