Atriz ZEZITA MATOS ganha Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro por sua atuação em PACARRETE

Atriz Zezita Matos em “Pacarrete”. Foto: Divulgação.

Augusto Magalhães

O filme Pacarrete, de Allan Deberton, não para de colecionar premiações. Depois de Marcélia Cartaxo ter sido eleita Melhor Atriz do Cinema Brasileiro como protagonista, a atriz Zezita Matos acaba de ganhar o “Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro” como Atriz Coadjuvante também por sua atuação em Pacarrete.

O anúncio dos vencedores aconteceu nesta quarta-feira, 8, pela Academia Guarani de Cinema. O Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, ou apenas Prêmio Guarani, é uma premiação anual promovida pela Academia Guarani de Cinema com o intuito de reconhecer desempenhos excepcionais no cinema nacional.

Este ano o Prêmio Guarani chegou à sua 26a edição. Os indicados passaram por uma criteriosa avaliação de mais 40 críticos de cinema de todas as regiões do Brasil, que elegeram cinco finalistas que se destacaram no cinema durante o ano de 2020 nas 24 categorias da premiação.

Além de Zezita Matos, concorreram ao prêmio de Atriz Coadjuvante: Bárbara Colen (Breve Miragem de Sol) como Karina; Dandara de Morais (Açúcar) como Alessandra; Hermila Guedes (Fim de Festa) como Cosma e Damiana e Soia Lira (Pacarrete) como Maria.

PACARRETE

O filme “Pacarrete”, que tem a paraibana Marcélia Cartaxo como protagonista e outras duas atrizes paraibanas (Soia Lira e Zezita Matos) como coadjuvantes, conta a história de uma professora aposentada que sonha em ser bailarina.

Nascida e criada em Russas (CE), Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Mas as mulheres nasceram para casar e ter filhos em sua conservadora cidade.

Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal. Lá, ela pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte.

ZEZITA MATOS

Zezita Matos

Zezita Matos iniciou sua carreira aos 16 anos em 1958 atuando no teatro paraibano, desde então é considerada a Primeira-Dama do Teatro Paraibano, título dado por um amigo e que tornou-se marca registrada da veterana atriz. Zezita é formada em Letras e Pedagogia.

Aposentada do Centro Universitário de João Pessoa, onde foi coordenadora de Pedagogia e de Letras, ainda hoje se envolve em projetos culturais, como implantar exposições, saraus de poesias e um cineclube na instituição. Membro da juventude comunista, a atriz precisou ficar seis meses escondida na casa de um tio para não ter o mesmo destino de alguns amigos presos, torturados e desaparecidos. (informações da internet/Wikipedia).

Além de atuar no teatro e no cinema, Zezita Matos tem se destacado em personagens interpretados para a televisão, como sua brilhante atuação na novela “Velho Chico”, recentemente, na Rede Globo, e sua participação em cena gravada no Mercado Central de João Pessoa, nos anos 80, para a novela “Vereda Tropical”, também da Rede Globo.