A ganância financeira

O dinheiro é extremamente importante
nas áreas em que produz resultados
e insignificante nos campos em que não tem utilidade.
T. Harv Eker

Joca Peixoto

Quanto é suficiente para alcançarmos nossa liberdade financeira? De uma maneira simplista posso responder o seguinte: se você obtiver rendimentos de seus investimentos suficientes para cobrir suas despesas mensais você acaba de alcançar sua liberdade financeira.

Explico melhor. Se suas despesas para viver com conforto com sua família são necessários vinte mil reais mensais, então você precisa tirar esses rendimentos líquidos de seus investimentos mensais. Equivale dizer que você teria que ter um patrimônio acumulado de cerca e R$ 4.000.000,00 investidos em uma aplicação conservadora pagando 0,50% ao mês ou 6,00% a.a. Percentuais esses considerados mínimos pelos analistas financeiros para os investidores conservadores.

Ser considerado conservador nos investimentos é deixar o dinheiro na poupança ou aplicar em renda fixa no seu banco (RDB, Fundos, etc.)

Para os investidores considerados moderados (investe uma parte em renda fixa e outra parte em renda variável) ou arrojados (Estuda o mercado financeiro e investe a maioria de seus recursos em renda variável como o mercado de ações, por exemplo), é possível alcançar esse resultado com um montante desse patrimônio pela metade ou até menos.

O sonho de todo investidor equilibrado é buscar rendimentos na casa de 1,00% a.m.

Mas, a maioria quando alcança essa liberdade financeira parece não ter limites e muitas vezes se arriscam mais podendo colocar tudo a perder. Às vezes fazem pior que é perder todos seus fundamentos morais e éticos para
multiplicar sua riqueza.

A isso chamamos de ganância financeira.

E você se contentaria em alcançar sua independência financeira? Gostou desse conteúdo e quer aprender sobre educação financeira? Acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com

Joca Peixoto é economista e escreve como colaborador