A Educação Tecnológica como chave para o Desenvolvimento Nacional

Estudantes participam de projeto na área de Gestão Eficiente da Energia Elétrica. Foto: Reprodução Internet/Sem identificação autoral

Adriano Pascoal

A recente pandemia mundial e a crise energética que vem se desenhando no continente europeu em função da guerra Rússia x Ucrânia e ameaças de corte do fornecimento de gás ligaram o alerta vermelho para o problema do suprimento interno de produtos e serviços básicos, muitos deles essenciais à vida.

Países muito dependentes de tecnologia estrangeira tiveram maiores dificuldades para adquirir vacinas, produzidas fora do seu território e até hoje a produção de veículos automotores está prejudicada, pois a China, maior fabricante de chips, não conseguiu ainda normalizar sua produção.

Nesse contexto é fundamental que o Brasil invista não só na educação de base, mas também no fortalecimento das entidades de pesquisa, como as Universidades, além de estimular as empresas privadas a empenhar recursos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, tornando seus produtos e serviços mais competitivos, com maior valor agregado e menores custos de produção.

A ONU (Organização das Nações Unidas) tem ações que estimulam a busca por sociedades melhores através desses avanços tecnológicos e da cooperação. Uma dessas ações são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dos 17 ODS pelo menos 6 estão intrinsicamente ligados às questões energéticas e o último fala de “Parcerias e meios de implementação”.

Na área tecnológica, eventos de cooperação internacional, como Congressos e Feiras Técnicas são fundamentais para a troca de experiências, para que estudantes e profissionais saibam o que está sendo desenvolvido mundo afora, serem estimulados a também desenvolver soluções em território nacional e mostrar seus trabalhos para outros países, ajudando com isso na geração de empregos e riquezas para o nosso povo e na diminuição da dependência das tecnologias estrangeiras.

A economia verde vai demandar cada vez mais mão de obra especializada no Brasil e, para isso precisamos treinar os jovens para esse mercado. Pensando nisso, há um ano comecei a montar um time com jovens promissores na
área elétrica para disseminar os conceitos de Gestão Eficiente da Energia Elétrica, área na qual já milito há mais de vinte anos.

Essa equipe conta atualmente com jovens em diversos estados do Brasil e agora também com um colega europeu. Como plano de fomento e intercâmbio tecnológico estamos inscrevendo artigos em Congressos Internacionais, na Alemanha e na África e buscando parcerias com empresas e instituições que queiram aliar suas marcas a esses objetivos sustentáveis.

Conheça nossa equipe em www.problemascomenergiaeletrica.com/equipe.html

Quer saber mais sobre nossos projetos na área da Gestão da Energia Elétrica escreva- nos: contato@problemascomenergiaeletrica.com

Adriano Pascoal graduou-se em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Eletricidade Industrial, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde também lecionou na Faculdade de Engenharia entre 2008 e 2012. É Consultor e Palestrante em Gestão Energética desde 2011, com diversos Diagnósticos Energéticos realizados, principalmente em Indústrias, Hospitais e Condomínios e Autor do Livro Gestão da Energia Elétrica em Sistemas de Baixa Tensão.

Colaborador